Evento movimenta o litoral oeste e a região da Ibiapaba no final do mês (Foto: Ney Evangelista)
Pilotos de 23 estados do Brasil vão dar a largada para a 37ª edição do Cerapió no dia 23 de janeiro. Este ano, a competição sai da Praia do Cumbuco, no município de Caucaia. Os participantes ainda vão passar pelas praias de São Gonçalo do Amarante, por Itapipoca, São Benedito e vão pernoitar em Meruoca e Viçosa. Esse grande movimento de turistas fez com que, por meio da Secretaria de Turismo, o Governo do Ceará apoiasse o evento.
"No município de Caucaia, ainda no dia 18, começa a organização do evento. Então, durante todo esse período que está aqui no Ceará e que depois vai para o Piauí, a organização está estimando movimentação de R$8 milhões. Então, é um evento muito importante para que possa movimentar a economia de todos os municípios por onde passa. Além disso, ele vai passar por todos os nossos destaques. Vão passar pelo nosso litoral, pela nossa serra e pelo nosso sertão", declarou a secretária de turismo do estado, Yrwana Albuquerque.
A caravana vai poder conhecer as diversas belezas e diferentes potenciais turísticos do Ceará. O primeiro destino é a Praia do Cumbuco, onde eles vão curtir os ventos que atraem turistas de todo o mundo à única praia do Ceará a receber a certificação Bandeira Azul por conta de seu alto grau de preservação ambiental. Se carros, motos, UTVs e quadriciclos partem de Caucaia, as bikes largam de São Gonçalo do Amarante, onde vão conhecer a orla da Praia da Taíba.
A entrada no sertão cearense acontece por Itapipoca. O Parque de Exposições da cidade, que ainda tem mar e serra, vai ser o ponto de chegada do primeiro dia das bikes. Já os pilotos de veículos motorizados, depois de superar o chão duro da caatinga, seguem em direção aos climas amenos da Serra da Ibiapaba para o primeiro pernoite depois de mais de 12 horas de emoção e quase 400 km percorridos até Viçosa.
Se no segundo dia de provas, carros, motos, UTVs e quadriciclos já se desafiam na descida da Serra da Ibiapaba em direção ao Piauí, os atletas ciclistas ainda vão precisar descer e subir muitas trilhas. No segundo dia de provas, eles largam de Meruoca e chegam a Viçosa. No terceiro dia, fazem um roteiro cheio de adrenalina por São Benedito. Apenas no último dia da competição eles seguem para a chegada em Teresina.
Em meio a tanta beleza, no entanto, os pilotos e navegadores vão ter que superar os seus limites competindo em uma das cinco modalidades que valem pontuações para os seus respectivos campeonatos brasileiros. São, ao todo, quatro competições nacionais que tem a sua primeira etapa realizada no Cerapió: Campeonato Nacional de Enduro de Regularidade, da Confederação Brasileira de Automobilismo; Confederação Brasileira de Ciclismo na maratona Stage Race de Mountain Bike; Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, da Confederação Brasileira de Motociclismo, na modalidade motos, e, da mesma entidade, o Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade nas modalidades motos, UTVs e quadriciclos.
O Rally Cerapió 2024 tem o patrocínio do Consórcio Honda, Goodyear, Governo do Piauí e Ministério do Turismo - União e Reconstrução; co-patrocínio do Governo do Ceará o apoio de Reron, Sebrae, Ong Mais Vida e Teresina Shopping; colaboração das prefeituras de Caucaia(CE), São Gonçalo do Amarante(CE), Itapipoca(CE), Meruoca(CE), Viçosa (CE), São Benedito (CE), Pedro II (PI) e Campo Maior(PI); supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.