"A união é surreal. Pessoas que você nunca viu na vida, conheceu no rally e com três dias vira uma amizade", Rodrigo Balasso.
O terceiro dia da Expedição, nesta sexta (26), começou cedo. Às 8h, os carros já se encontravam todos enfileirados na praça Domingo Mourão, no centro de Pedro II.
A saída da cidade não poderia ser outra: a caravana visitou o 'Morro do Gritador', um dos pontos turísticos mais lindos na cidade da opala. A beleza encontrada foi tão grande que não deu outra, o grupo fez questão de uma foto oficial. Trilheiro há alguns anos no Cerapió, João Beleza, conta que revisitar algumas cidades anteriormente conhecidas sempre vale a pena.
"Eu já estive aqui, em Pedro II, mas cada vez que você vem é uma nova emoção. Faço o rally há alguns anos e mesmo quando a gente passa pelas mesmas cidades, ele [Cordão] nunca coloca a mesma trilha. É sempre uma nova trilha, com outra visão e experiência", João Beleza.
Foto: Dijorge
Um pouco depois das 10h, depois de dois dias de viagem, a caravana parou para ajudar um carro que travou por conta de um galho preso no pneu. Neste momento, mais uma vez, ficou evidente a união entre todos os participantes. Cada um começou, do seu jeito, a prestar ajuda e depois de alguns minutos parados a viagem seguiu.
"Fui passar numa poça de lama e vi o pau uns 10cm para fora da água. Quando saí, escutei o barulho e vi o que tinha acontecido. Logo em seguida o pessoal já foi descendo e em pouco tempo já tinha uns 10 carros em volta para ajudar. Foi preciso arrancar a roda e quando percebi alguém [da caravana] já tinha trazido um macaco elétrico que ligava na bateria do carro. A união é surreal, não existe. São pessoas que, às vezes, você nunca viu na vida, você conheceu no rally e com três dias vira uma amizade. Foi um trabalho de equipe", conta Rodrigo Balasso, dono do carro.
Foto: Dijorge
A parada seguinte da Expedição foi no Parque Nacional de Sete de Cidades, entre os municípios de Brasileira e Piracuruca, no Norte do Piauí. A unidade de conservação, gerido pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), é um show à parte com formações rochosas e atrativos como trilhas, cachoeiras e piscinas naturais.
Foto: Dijorge
Ao receber a caravana, a guia turística responsável por nosso grupo, Gildeane, explica sobre a diversidade da vegetação existente no parque e apresenta algumas das mais famosas pedras reconhecidas mundialmente por serem resultado direto da ação da natureza.
"O parque possui dois tipos de vegetação sendo composto por 20% de caatinga e 80% de cerrado. Ao passear pelas trilhas é possível conhecer cada uma das 'sete cidades' e encontrar formações rochosas famosas como a Pedra da Tartaruga e o Portal dos Desejo", explica.
A guia confidencia ainda aos trilheiros que é possível fazer três pedidos ao atravessar o portal, desde que nenhum deles seja riqueza, beleza e/ou casamento, pois diz uma lenda do parque que estes não se realizam.
O encerramento do penúltimo dia de viagem ficou por conta do caminho até Teresina (PI). Da trilha reservada sob campos abertos de planície areal, passando pelos carnaubais da "terra da carne de sol", em Campo Maior, o grupo chegou até Teresina, no Piauí. Agora é descansar e se preparar para partir, amanhã (27), rumo à Caxias, no Maranhão.
O Rally Cerapió 2024 tem o patrocínio do Consórcio Honda, Goodyear, Governo do Piauí e Ministério do Turismo - União e Reconstrução; co-patrocínio do Governo do Ceará o apoio de Reron, Sebrae, Ong Mais Vida e Teresina Shopping; colaboração das prefeituras de Caucaia(CE), São Gonçalo do Amarante(CE), Itapipoca(CE), Meruoca(CE), Viçosa (CE), São Benedito (CE), Pedro II (PI) e Campo Maior(PI); supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.