Cada uma das etapas vai apresentar diferentes surpresas para pilotos e navegadores
Durante o mês de outubro, a equipe técnica do Rally Cerapió fez o levantamento do percurso para a competição de 2024. Mais uma vez a prova vai manter a tradição de ser a mais desafiadora do calendário nacional ao proporcionar uma grande variedade de terrenos que vai exigir muito de pilotos e navegadores.
Logo no dia 24 de janeiro, na largada do rally, os carros vão precisar enfrentar as areias do litoral cearense, o chão duro do sertão e vão poder colocar muita velocidade. No percurso, o Rio Acaraú é um oásis que abriga a caravana nos pontos neutros.
A saída é da Praia do Cumbuco, na cidade de Caucaia, e a chegada vai ser no Complexo Turístico da Igreja do Céu, em Viçosa do Ceará. “No primeiro dia tem muita estradinha de terra dura, com areias no começo e muito cascalho também”, descreveu o CEO do Cerapió, Ehrlich Cordão.
A descida da Serra da Ibiapaba acontece no segundo dia, quando a caravana chega à região de disputa entre Ceará e Piauí que dá nome ao Cerapió. A etapa, que sai de Viçosa do Ceará e chega em Pedro II, já em solo piauiense, é de pouca velocidade. A equipe de levantamento incluiu muita trilha com cascalho e pedras soltas no percurso. Em muitos trechos, vai ser preciso velocidades baixas na média de 18 km/h.
Descida da Serra da Ibiapaba vai exigir perícia de pilotos e navegadores
A dificuldade do segundo dia é compensada com aventura, belas paisagens, muita história e com a chegada no belo Centro Histórico de Pedro II. Os pilotos e navegadores vão cruzar com moradores da região que está sendo disputada por Piauí e Ceará. Pessoas como o Seu Sitônio, de 82 anos, que vive na Localidade Santa Luzia sem saber em qual estado reside exatamente.
Muitos lajedos e chão duro no terceiro dia de prova
Os dois últimos dias de Cerapió 2024 estão guardados para o maior desafio dos rallys de regularidade. Os pódios da maior competição off road da América Latina vão ser ocupados por aqueles que souberem desenrolar os balaios. No terceiro dia de prova, os carros saem de Pedro II e chegam a Teresina. O percurso mistura terreno com areia e lajedos e no trecho que passa entre Alto Longá e Pau D’Arco é onde vão estar muitos balaios. O dia termina com muita velocidade na antiga Estrada do Boi que chega à capital piauiense.
Esses são apenas alguns desafios que a organização do Cerapió preparou para os pilotos e navegadores. Eles vão precisar superar todos os seus limites para pontuar na etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de cinco modalidades dos esportes a motor off road.
O Rally Cerapió 2024 é patrocinado pelo Governo do Estado do Piauí; tem colaboração das prefeituras de Viçosa (CE), São Benedito (CE) e Pedro II (PI) e a supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.
Trilha chegando à cidade de Pedro II
Centro Histórico de Pedro II encanta na chegada do terceiro dia