Atletas do Maranhão ganharam as duas edições do Master Feminino de bikes
Pilotar ou pedalar em Cerapió é viver uma adrenalina inesquecível. Mas também é poder conhecer e disputar com atletas de todo o país. Além de ser o maior rally de regularidade da América Latina, o Cerapió é uma das competições nacionais que conta com participantes de mais estados. Faltando pouco mais de cinco meses para a edição de 2024, 22 estados já têm representantes inscritos para o enduro que vai percorrer Ceará, Piauí e Maranhão.
Mas mesmo com toda essa disputa entre os estados brasileiros, uma única unidade da federação concentra as campeãs de uma categoria recente do Cerapió. Em 2022 e em 2023, as atletas do Maranhão levaram o primeiro lugar na Master Feminina de bikes.
Mantendo uma dedicação constante nos treinos, Sabina Fraga Viana foi a campeã de 2022. Na sua Audax FS 900, a atleta conseguiu subir ao primeiro lugar do pódio em Barreirinhas e se tornou a primeira maranhense a vencer o Cerapió. “Tive uma sensação de dever cumprido, de uma experiência que levarei para a vida toda. Onde só a Bike nos leva”, celebra a campeã, que abriu as portas para as ciclistas do Maranhão pedalarem no rally.
Sabina com a amiga Karen da categoria Elite
No ano seguinte, uma mulher maranhense subiu novamente ao degrau mais alto nas bikes femininas. Raíssa Gomes foi a campeã da categoria e se surpreendeu consigo mesma. “Eu tinha ouvido que no rally só corriam as melhores e mais bem treinadas, e acho que quebrei isso, mostrando que o rally é para todos que gostam de se desafiar”, relata a atleta. Para ela, os treinamentos foram fundamentais para conseguir andar até com as campeãs da categoria Elite.
Em 2024, as duas esperam pedalar novamente pelas trilhas do Cerapió. Raíssa Gomes já está com a preparação planejada para a competição que vale pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo na maratona Stage Race de Mountain Bike. “Estou usando as competições do calendário maranhense como preparação e para adquirir experiência de prova. Em novembro, entraremos com o treinamento específico para o Cerapió”, revela a campeã 2023.
Sabina Fraga Viana também está na expectativa de reencontrar a caravana do Cerapió em janeiro de 2024. “Se Deus permitir, estaremos lá correndo atrás como todas as outras participantes”, disse a campeã de 2022.