O Rally PIOCERÁ completa 36 anos em janeiro de 2023. É reconhecido como a maior prova off-road de regularidade da América Latina. O evento atraiu em 2022 mais de 800 participantes, entre pilotos, navegadores, atletas e apoios de 25 Estados brasileiros e dos países europeus, Suíça e Bélgica.
O Evento faz parte do calendário oficial esportivo brasileiro e, para comemorar a 36ª edição, a competição largará do estado do Maranhão – Barreirinhas, passará por Parnaíba – Piauí e chegará no estado do Ceará – na praia do Cumbuco, município de Caucaia.
O Rally PIOCERÁ dá início à temporada de provas off-road no Brasil, abrindo os campeonatos brasileiros de enduro e Rally de regularidade e prova maratona Stage Race de mountain bike.
Gera muito retorno de imagem para os patrocinadores envolvidos, ao trazer para cobertura do evento toda imprensa nacional especializada, emissoras de TV, jornais, revistas, rádios, sites e influenciadores. O evento gera muita mídia espontânea, sendo visto por milhões de telespectadores, internautas, ouvintes e leitores em todo o mundo.
Em 36 anos de história e tradição, passando por diversas cidades, vilas e povoados, o Rally PIOCERÁ exerce ações voltadas para as pessoas desses lugares. A união do esporte com a responsabilidade social é um trabalho que envolve várias pessoas e chama a atenção de grande parcela da população, da mídia nacional e dos patrocinadores.
O evento, além de proporcionar muita adrenalina, é praticado com muito respeito à natureza, às leis de trânsito e a quem participa. A prova é realizada sempre em consonância com os órgãos públicos e entidades desportivas dos estados envolvidos.
O Rally PIOCERÁ promove grande retorno àqueles que associam suas marcas ao nome do evento. Seus participantes são formadores de opinião pertencentes às classes A e B, consumidores potenciais de serviços e produtos. Por onde passa, o Rally PIOCERÁ incrementa a renda da população local, aquece o comércio, promove a cultura, movimenta o esporte e incentiva o turismo da região.
PIOCERÁ, muito além de um Rally!
Para comemorar os 36 anos do Rally Piocerá, escolhemos mais uma vez um roteiro de encher os olhos pela “ Rota das Emoções”. São paisagens inesquecíveis, momentos para saborear as delícias das culinárias, sentir o cheiro da vegetação, além de ouvir o cantar dos pássaros e os ruídos dos competidores com suas máquinas. Tudo isso em harmonia e com muito respeito ao meio ambiente.
Dias 22 de Janeiro de 2023 – Domingo: Barreirinhas -MA
Das 9:00h às 18:00h: Entrega dos kits de adesivagem e vistoria nos veículos.
Local: Parque das Dunas (antigo aeroporto) - Em frente à Praça da Família.
Dia 23 de Janeiro de 2023 – 2ª feira – Barreirinhas - MA:
Das 8:00h às 13:00h: Entrega dos kits de adesivagem e vistoria nos veículos.
Local: Parque das Dunas (antigo aeroporto) - Em frente à Praça da Família.
Dia 24 de Janeiro de 2023 – 3ª feira:
Prova de Regularidade:
7:00h – Largada Motos
8:00h – Largada Carros/UTVs/Quadriciclos/Motos Rally
Largada: Barreirinhas/MA: Parque das Dunas (antigo aeroporto) - Em frente à Praça da Família.
Chegada: Parnaíba/PI: Praça Mandu Ladino - Rua Padre Raimundo José Vieira
Prova de Bike:
Das 7:00h às 7:45h – Assinatura da Súmula
8:00h – Largada Bike
Largada / Chegada: localidade Sobradinho, na bifurcaçao com a MA 225 (local estara sinalizado)
Dia 25 de Janeiro de 2023 – 4ª feira:
Prova de Regularidade:
7:00h – Largada Motos
8:00h – Largada Carros/UTVs/Quadriciclos/Motos Rally
Largada: Parnaíba/PI - Praça Mandu Ladino - Rua Padre Raimundo José Vieira
Chegada: Camocim/CE - Rua Engenheiro Privat / Av. Beira Mar
Prova de Bike:
Das 7:00h às 7:45h – Assinatura da Súmula
8:00h – Largada Bike
Largada / Chegada: Camocim/CE - Rua Engenheiro Privat / Av. Beira Mar
Dia 26 de Janeiro de 2023 – 5ª feira:
Prova de Regularidade:
7:00h – Largada Motos
8:00h – Largada Carros/UTVs/Quadriciclos/Motos Rally
Largada: Camocim/CE - Av. Beira Mar – Em frente onde conserta os barcos
Chegada: Icaraí de Amontada/CE - Rua José Severo Couto Garcês, Praça dos Navegantes
Prova de Bike:
Das 7:00h às 7:45h – Assinatura da Súmula
8:00h – Largada Bike
Largada / Chegada: Icaraí de Amontada/CE - Rua José Severo Couto Garcês, Praça dos Navegantes
Dia 27 de Janeiro de 2023 – 6ª feira:
Prova de Regularidade:
7:00h – Largada Motos
8:00h – Largada Carros/UTVs/Quadriciclos/Motos Rally
Largada: Icaraí de Amontada/CE - Posto SP 2 João (na saida da cidade)
Chegada: Cumbuco/CE - Velas Cumbuco - Av. dos Coqueiros, 2554 - Praia de Cumbuco
Prova de Bike:
Das 7:00h às 7:45h – Assinatura da Súmula
8:00h – Largada Bike
Largada: Cumbuco/CE - CAT - Centro de Apoio ao Turista Av. dos Coqueiros, 2295 - Praia de Cumbuco
Chegada: Cumbuco/CE - Velas Cumbuco - Av. dos Coqueiros, 2554 - Praia de Cumbuco
CREDENCIAMENTO
Local: Parque das Dunas (antigo aeroporto)
Passo – a passo:
1º APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS: Apresentar o Voucher do Check-In impresso e/ou apresentação dos documentos obrigatórios (RG/CPF/CNH/Documento do Veículo, filiação e atestado médico declarando estar apto, com boa saúde fisica e mental para participação do evento).
2º Retirada do KIT DO COMPETIDOR: Adesivos, camisas, mapa de apoio.
3º SETOR DE CRONOMETRAGEM: Passar na sala de cronometragem para checar seus dados pessoais e seus patrocinadores.
4º ADESIVAGEM E PREPARAÇÃO DO SEU VEÍCULO PARA A VISTORIA TÉCNICA.
Parque Fechado:
Das 15:00h às 16:00h: Todos os participantes, obrigatoriamente, deverão deixar seus veículos no Parque Fechado, localizado na pista central do Parque das Dunas.
Obs: Só terão acesso ao Parque Fechado competidores e um(1) membro da equipe de apoio credenciado.
BRIEFING TÉCNICO
Será presencial, no Centro de Convenções do Parque das Dunas
8h30 às 9h20 - Carros 4x4 - Campeonato Brasileiro
9h30 às 10h20 - Carros Categoria Expedição
10h30 às 11h20 – UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
11h30 às 12h20 – Motos Enduro - Campeonato Brasileiro
12h30 às 13h20 – Bikes
Briefings Bikes:
24 de Janeiro de 2023 - 20h - Galpao da Estaçao, Praça Deputado Murilo Aguiar - Camocim - CE;
25 de Janeiro de 2023 - 20h - E.E.B Maria Sobrinho (Rua José Severo de Couto Garcez s/n - Praça dos Navegantes - Icarai de Amontada - CE);
26 de Janeiro de 2023 - 20h - Restaurante Velas do Cumbuco (Av. dos Coqueiros, 2554 - Praia de Cumbuco, Caucaia - CE)
Obs.: Os briegings dos motorizados serao on-line nos dias 24, 25 e 26 de Janeiro de 2023
Motos: 19:30h
Moto Rally/Utv e Quadriciclo: 20:00h
Carros: 20:35h
LARGADA PROMOCIONAL: Dia 23/Jan/2023 – 2ª feira
A largada promocional da rampa será na seguinte ordem e horários:
17:00h – Bikes
17:40h - Carros 4x4 - Campeonato Brasileiro
18:30h - Carros 4x4 - Expedição
19:00h - UTVs e Quadriciclos
19:30h - Mototurismo
19:50h - Motos - Campeonato Brasileiro
Acesse o Album da Largada Promocional
2023 - COMPETIÇÃO COMEÇOU EM BARREIRINHAS (MA), PERCORREU MAIS DE 1.000 KM PELA ROTA DAS EMOÇÕES E TERMINOU NO LITORAL DO CEARÁ
Rally Piocerá chega a Caucaia (CE) e conhece todos os vencedores da categoria motos de 2023
Após 1.062 km de trilhas, a caravana do 36ª do Rally Piocerá chegou na sexta-feira (27/1) à paradisíaca Praia do Cumbuco em Caucaia, no Ceará. A quarta e última etapa da competição coroou os campeões. A competição que abre o calendário do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, mais uma vez, foi marcada por fortes emoções, com direito a trajetos arenosos, travessia de rios e subidas e descidas de serras.
Jomar Grecco levou o terceiro título na categoria Elite; Gabriel Soares faturou a Graduado; Dário Júlio venceu a Over 40; Douglas Costa levou a Over 45 e Sandro Hoffmann, a Over 50. Os demais campeões foram: Francisco Djalma Sampaio (Over 55), Alvaro Weyne (Over 60), Fabio Campera (Intermediária), Tafarel Guimaraes Araújo (Brasil), José Martins dos Santos e Tiago Chaves Aires de Melo (Dupla Graduado), Antonio Campos (Novato), Tiago Coutinho e Diego Coutinho (Dupla Novato) e Tiago Alves Feitosa (Moto Rally).
Nesta ano, o Rally Piocerá largou pela primeira vez do Maranhão, em Barreirinhas. De lá seguiu para Parnaíba (PI), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) até chegar e Caucaia (CE). Foram 518 participantes incritos, sendo 221 nas bikes, 135 nas motos, 91 nos carros, 45 na expedição, 21 nos UTVs e cinco nos quadriciclos. Gente de todas as regiões do Brasil, além de países como Polônia, Suíça, Bélgica e França.
Jomar Grecco, tricampeão da Elite (2023, 2022 e 2021), viu o quanto o Rally Piocerá pode ser desafiador. Na penúltima etapa, ele cometeu um erro de navegação e, no dia final, se recuperou. “Estou mais aliviado hoje, depois da tensão quando cometi um erro de navegação e quase o primeiro lugar me escapa. Estou feliz com o terceiro título consecutivo. Estou muito feliz pelo resultado e feliz por estar aqui. Ano que vem, estou de volta”, promete o capixaba.
Pela Graduado, Gabriel Soares "Tomate" conquistou o seu segundo título pelo Rally Piocerá. Em 2021, ele venceu a Sênior, antiga Graduado. “Muito feliz em concluir mais um Piocerá. A prova foi incrível e é ótimo começar a temporada com vitória e título”, diz o piloto mineiro. Outro destaque foi Dário Júlio, que venceu o Rally Piocerá/Cerapió pela sétima vez. “Participo da prova desde 2005. Tenho um carinho muito grande pelo evento. O povo nordestino nos recebe tão bem e é sempre um prazer disputar aqui. Estamos sempre conhecendo novos lugares, novas pessoas, cidades que nos recebem muito bem e fazendo amizades”, ressalta o piloto da Over 40.
Pela 14ª vez, o capixaba Sandro Hoffmann ganhou a competição. “Esse é 14º título em 22 anos de Piocerá/Cerapió. É uma emoção muito grande estar aqui. Venci as quatro etapas da Over 50. Na última, com muita dificuldade, porque quebrou a corrente e tive um pneu furado, mas consegui recuperar”, conta o piloto, que promete voltar em 2024.
Teve também quem estreou na competição e já saiu como título. Foi o caso de Douglas Costa (Over 45) e Fábio Rodrigo Campera (Intermediária). “Sempre tive vontade de vir ao Piocerá. E neste ano deu tudo certo. Foi maravilhoso”, diz Costa. “É uma experiência única. Viemos para participar do evento e deu tudo certo. A prova foi bem técnica e difícil, porque na nossa região (Mato Grosso) não tem esses trechos arenosos”, lembra Campera.
Alvaro Sanguesa Weyne, da Over 60, já está acostumado ao pódio. “Foi o meu quarto título. Cada ano teve uma emoção diferente, uma pegada diferente. Estou muito feliz com mais essa conquista”, afirma o piloto de Fortaleza (CE). Tafarel Guimarães Araújo, que ganhou a Brasil e também destacou as dificuldades do percurso. “Este ano foi bem desafiador. Tive problemas com o equipamento no primeiro e no segundo dias. Então, coloquei na cabeça que tinha de vencer a terceira e quarta etapas. E deu certo”, revela o piloto de Teresina (PI).
Na Dupla Graduado, os baianos José Martins dos Santos e Tiago Chaves Aires de Melo dominaram a prova. “Foi muito bom ganhar esse troféu. O Piocerá é um desafio. Foi uma prova muito desgastante. Viemos em busca do título e conseguimos”, diz Santos.
Na Over 55, o título foi para Francisco Djalma Sampaio, do Pará. Antonio Campos, de Palmas (TO), levou a Novato e Tiago Coutinho e Diego Coutinho, de Pernambuco, a Dupla Novato.
Tiago Alves Feitosa, de Fortaleza (CE), ganhador da Moto Rally, que realiza o percurso dos carros, quadriciclos e UTVs, também festejou a conquista. “A gente treina bastante, o ano inteiro, no campeonato cearense, para evoluirmos e estarmos sempre bem. O Piocerá é uma corrida nossa, nordestina, por isso todo esse valor”, finaliza.
Nesta edição o Piocerá contou com 518 participantes, sendo 221 nas bikes, 135 nas motos, 91 nos carros, 45 na expedição, 21 nos UTVs e cinco nos quadriciclos. Gente de todas as regiões do Brasil, além de países como Polônia, Suíça, Bélgica e França. A competição é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). Para as bikes, a prova é de Cross-Country Stage Race (XCS).
O Rally Piocerá 2023 tem patrocínio da Monster, Consórcio Honda, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Piauí – CCom, Governo do Estado do Maranhão - Sedel e Drogaria Globo; copatrocínio da Goodyear, Audax, Reron, Sebrae Maranhão e Sebrae Piauí, além do apoio das prefeituras de Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) e Caucaia (CE). A supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.
Resultado final – Rally Piocerá 2023
MOTOS
Classificação final (Cinco primeiros)
Elite
1º Jomar Grecco – #43 –Domingos Martins (ES) – 90 pontos
2º Rogério Toledo Filho – #62 – Sorriso (MT) – 75 pontos
3º Tiago Luiz Wernersbach – #65 – Marechal Floriano (ES) – 74 pontos
4º Leonardo Malagutti – #84 – São José dos Campos (SP) – 73 pontos
5º Misael Araujo Amariz – #64 – Santa Maria da Boa Vista (PE) – 68 pontos
Graduado
1º Gabriel Lucas Soares – #70 – Divinópolis (MG) – 88 pontos
2º Guilherme Portela E Silva – #67 – Teresina (PI) – 81 pontos
3º Reinaldo da Silva Dias – #82 – Santa Quitéria (CE) – 73 pontos
4º Herculo Onofre Jales – #80 – Santa Quitéria (CE) – 70 pontos
5º José Victor Nascimento Silva – #68 – Lavras (MG) – 61 pontos
Over 40
1º Dario Julio – #38 – Lavras (MG) – 95 pontos
2º Lenilson de Freitas Viana – #97 – Teresina (PI) – 85 pontos
3º Magno Macel Batista de Souza – #36 – Petrolina (PE) – 82 pontos
4º Lauro Rodolpho Soares Lopes – #35 – Teresina (PI) – 76 pontos
5º Sandro Osmar Conci – #37 – Fortaleza (CE) – 66 pontos
Dupla Graduado
1º José Martins dos Santos / Tiago Chaves Aires de Melo – #201 – Luís Eduardo Magalhães (BA) – 95 pontos
2º Luiz Cavalcante Silveira / Marcus Danniel Pontes Silveira – #204 – Redenção (CE) – 86 pontos
3º Marcos Mota / Leonardo Costa – #203 – Barcarena (PA) – 70 pontos
4º Heverton Ramos de Sousa / Thairo B. Bastos de Santiago – #202 – Capanema (PA) – 69 pontos
5º Jose Carlos Pegoreti Jose / Carlos Rigamonte Filho – #207 – Tomé-açu (PA) – 69 pontos
Brasil
1º Tafarel Guimaraes Araujo – #72 – Teresina (PI) – 90 pontos
2º Camilo Miranda de Oliveira – #73 – Ananindeua (PA) – 85 pontos
3º Gilmar Rodrigues Cipriano – #86 – Teresina (PI) – 83 pontos
4º Jacques Rodrigues Martins – #74 – Belém (PA) – 64 pontos
Over 45
1º Douglas Costa – #104 – Itajubá (MG) – 92 pontos
2º Adriano de Oliveira – #106 – Itajubá (MG) – 85 pontos
3º Paulo Picacio Barroso Cabral – #41 – Fortaleza (CE) – 83 pontos
4º Iury de Menezes Manicoba – #95 – Teresina (PI) – 74 pontos
5º Epitacio Lustosa Viana Filho – #39 – Barreiras (BA) – 38 pontos
Over 50
1º Sandro Hoffmann – #81 – Venda do Imigrante (ES) – 100 pontos
2º Leildo Silva – #42 – Jacareí (SP) – 86 pontos
3º Jose Carlos de Jesus – #45 – Barra dos Coqueiros (SE) – 78 pontos
4º Lenaldo Meneses Mota – #40 – Aracaju (SE) – 61 pontos
5º Jose Soares Lins Wanderley – #99 – União dos Palmares (AL) – 49 pontos
Over 55
1º Francisco Djalma Sampaio – #44 – Castanhal (PA) – 87 pontos
2º Cleber Esteves Sacramento – #50 – Belo Horizonte (MG) – 75 pontos
3º Beto Corvo Dias – #49 – São Luís (MA) – 44 pontos
Over 60
1º Alvaro Sanguesa Weyne – #53 – Fortaleza (CE) – 100 pontos
2º Alfredo de Miranda Filho – #54 – Fortaleza (CE) – 88 pontos
3º Ronald Santi – #52 – Belo Horizonte (MG) – 40 pontos
Intermediário
1º Fabio Rodrigo Campera – #56 – Sorriso (MT) – 87 pontos
2º Gabriel Oliveira – #83 – Itajubá (MG) – 85 pontos
3º Glauber Guilherme de Sousa – #71 – Teresina (PI) – 76 pontos
4º Barbara Neves Gonzaga – #60 – Aparecida de Goiânia (GO) – 69 pontos
5º Richard de Andrade Lima – #60 – São Raimundo Nonato (PI) – 64 pontos
Novato
1º Antonio Campos – #2 – Palmas (TO) – 85 pontos
2º Paulo Cezar de Oliveira Filho – #8 – Fortaleza (CE) – 79 pontos
3º Renato Oliveira Bandeira – #5 – Fortaleza (CE) – 78 pontos
4º Junior Goncalves de Sousa – #11 – Palmas (TO) – 76 pontos
5º Douglas Tarquino da Silva – #14 – Caracol (PI) – 67 pontos
Dupla Novato
1º Tiago de Andrade Lima Coutinho / Diego de Andrade Lima Coutinho – #209 – Recife (PE) – 88 pontos
2º Thiago Santiago Bessa / Leonardo Meneses de Carvalho – #213 – Pacatuba (CE) – 85 pontos
3º Benito Malvaccini Lopardi / Matheus Schettini Knupp – #212 – Vitória da Conquista (BA) – 65 pontos
4º Ademir Cesar Rodrigues Martins / Joveliano da Silva Filho – #214 – Pedro II (PI) – 56 pontos
5º Lucas Guilber Campos Lima / Marcos Luciano da Silva Junior – #206 – Limoeiro (PE) – 55 pontos
Moto Rally
1º Thiago Alves Feitosa – #27 – Fortaleza (CE) – 238 pontos
2º Bruno Rocha dos Santos – #18 – Fortaleza (CE) – 220 pontos
3º Laercio Joca Bezerra Filho – #31 – São Luís (MA) – 214 pontos
4º Marcio Fernandes da Silva – #17 – São Raimundo Nonato (PI) – 178 pontos
5º Marcio Ribeiro de Jesus Sousa – #23 – São Luís (MA) – 169 pontos
[...]
Emoção até o final marca o encerramento do 36º Rally Piocerá para carros, UTVs e quadriciclos
Chegou ao fim, com emoção, o 36° Rally Piocerá. Na edição 2023 da tradicional prova do off-road nacional, os pilotos de carros, UTVs e quadriciclos percorreram cerca de 1.000 km pela Rota das Emoções, roteiro turístico que reúne três Estados do Nordeste: Maranhão, Piauí e Ceará. A acirrada competição saiu de Barreirinhas (MA), seguiu Parnaíba (PI), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) e finalizou na Praia do Cumbuco, em Caucaia (CE). O quarto e último dia contou com a coroação dos vencedores da competição, que abre o calendário anual do off-road brasileiro.
Nos carros 4x4, os vencedores foram as duplas Fábio Ruediger e Luis Felipe Eckel, na Master; Antonio Ribeiro Filho e Lucca Ribeiro, na Graduado; Carlos de Morais e José Justo, na Turismo, e Elias Neto e Daniel Ximenes, na Open.
Líderes durante os quatro dias de competição, Fábio Ruediger e Luis Felipe Eckel fecharam a prova com 160 pontos. “Isso é uma grande conquista. Tenho 17 participações no Piocerá, desde 2007, e ganhar na Master é chegar ao topo”, afirma o piloto baiano Ruediger. Na Graduado, o estreante em pódios, o navegador Lucca Ribeiro foi outro a comemorar. “É uma sensação muito boa, depois de quatro dias pegados. Primeira vez que participo e espero voltar”, ressalta.
Já na categoria Turismo, a emoção marcou a comemoração dos parceiros Carlos de Morais e José Justo após receberem o troféu. “Muita superação, tanto cansaço mental quanto físico. Tínhamos que estar nos motivando sempre. Foi uma prova longa, com quatro dias seguidos, e chegar no final consagrado no primeiro lugar é bom demais”, diz Carlos.
A dupla vencedora do Open, Elias Neto e Daniel Ximenes destacou a insistência como principal elemento para a vitória. “São seis anos de Piocerá, lutando para chegar nesse momento. Desde o começo da prova estamos sentindo essa emoção. A gente sabe que é muito difícil a competição, que puxa muito do piloto, do navegador e da máquina”, destaca Elias. Daniel aproveitou a fala para complementar: “batemos duas vezes na trave, outra vez em terceiro, e neste ano veio. É nossa, agora é só comemorar”, completa.
Entre os quadriciclos, Ricardo Luiz Santos, de Criciúma (SC), manteve o favoritismo após vantagem nas últimas etapas e conquistou a ponta da tabela. Um dos pilotos mais consistentes da edição, Ricardo Luiz Santos, destacou a impotência das condições climáticas para a vitória. A chuva, que trouxe dificuldade para outros corredores, para ele é foi um ponto positivo. “É o quarto ano que venho. Nas outras vezes, fiquei em segundo ou terceiro. A chuva foi um diferencial, já que eu gosto de andar na chuva. O Piocerá é uma prova icônica, todo mundo quer vir e ganhar. Vencer é um privilégio e te gabarita para outro patamar”, declara.
Nos UTVs Graduado, Diego Moura Macedo, que já havia sido campeão anteriormente no quadriciclo, se juntou a Artur Teixeira para levar o troféu da categoria Graduado para casa. Já o casal aposentado Eduardo Silva e Maria Beatriz Silva, de Minas Gerais, bateu a dupla francesa Philippe Ferret e Wilfrid Genin para garantir a vitória na categoria. “Somos dois aposentados e fazemos todas as provas do Brasil. O verdadeiro rally é o da vida, estamos juntos desde 1971 e sempre fazendo as coisas que gostamos de fazer”, diz Eduardo Silva. A esposa Maria Beatriz complementa: “Tem uns quatro anos que a gente começou e estamos sempre tentando. Este ano deu certo, o Rally Piocerá é um espetáculo, uma delícia de prova”, finalizou a aposentada.
A 36ª edição do Rally Piocerá contou com 518 participantes, sendo 221 nas bikes, 135 nas motos, 91 nos carros, 45 na expedição, 21 nos UTVs e cinco nos quadriciclos. Gente de todas as regiões do Brasil, além de países como Polônia, Suíça, Bélgica e França. A competição é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). Para as bikes, a prova é de Cross-Country Stage Race (XCS).
O Rally Piocerá 2023 tem patrocínio da Monster, Consórcio Honda, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Piauí – CCom, Governo do Estado do Maranhão - Sedel e Drogaria Globo; copatrocínio da Goodyear, Audax, Reron, Sebrae Maranhão e Sebrae Piauí, além do apoio das prefeituras de Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) e Caucaia (CE). A supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.
Classificação Final do 36º Rally Piocerá
Carros 4x4
Master
1º Fabio Ruediger / Luis Felipe Eckel – #716 – Luiz Eduardo Magalhães (BA) – 160 pontos
2º Fernando Lage / Jhonatan Ramon Ardigo – #721 – Belo Horizonte (MG) – 155 pontos
3º Paulo Rogerio Gomes Coelho / Renan Fernandes Felix – #715 – Fortaleza (CE) – 126 pontos
4º Fernando Antonio S. Gomes / Amarino Duarte da Costa – #717 – Fortaleza (CE) – 118 pontos
5º João Carlos Resende Rodrigues / João Paulo Teles Rodrigues – #714 – Recife (PE) – 115 ponto
Graduado
1º Antonio Miranda Ribeiro Filho / Lucca Carvalho Ribeiro – #741 – Guarani (MG) – 151 pontos
2º Pedro Henrique Moura Mendes / Giovanni Caland Brigido – #746 – Teresina (PI) – 138 pontos
3º Alexandre Trindade Leite / Antonio Modesto – #702 – João Pessoa (PB) – 137 pontos
4º Danilo Andrade Peixoto Rego / Jose Pereira dos Santos Jr – #711 – Salvador (BA) – 125 pontos
5° Luis Eduardo Tiburcio de Melo / Wellington Rezende Junior – #706 – Recife (PE) – 118 pontos
Turismo
1º Carlos Ellery de Morais / José Justo Quevedo de Moraes – #725 – Fortaleza (CE) – 147 pontos
2º Mauricio Assis / Bruna Diniz Nunes – #730 – Recife (PE) – 146 pontos
3° João Marcos Martins Bezerra / Lincoln Cirqueira Ferreira – #722 – Fortaleza (CE) – 140 pontos
4º Robson Rodrigues Santos / Juan Aristides Costa Ferreira – #728 – Fortaleza (CE) – 138 pontos
5º Rodrigo Maia de Souza / Iran Igor de Araujo Barbosa – #726 – Belém (PA) – 120 pontos
Open
1º Elias Segundo Neto / Daniel Sena Ximenes – #733 – Fortaleza (CE) – 156 pontos
2º Eugenio Paccelli Alves / Eugenio Paccelli Alves Filho – #740 – Fortaleza (CE) – 155 pontos
2º Washigton Torres Junior / Rennan Pontes Xavier – #737 – Picos (PI) – 148 pontos
4º Evanio da Silva Magalhães / Andreza Socorro S. dos Santos – #745 – Benevides (PA) – 131 pontos
5º Caio Von Randow Alencar / Manoel Coelho de Alencar – #734 – São Luís (MA) - 118 pontos
UTVs
Graduado
1º Diego Moura Macedo / Artur Teixeira de Carvalho Jr – #611 – São Luís (MA) – 154 pontos
2º Jose Rufino da Silva Neto / Jose Aristoteles Fiuza Neto – #605 – Fortaleza (CE) – 154 pontos
3º Leonardo Collier Selva / Leonardo Moura de Mendonca – #606 – Recife (PE) – 138 pontos
4º Roberto Keller / Roberto Luis Spessato – #609 – Santa Cruz do Sul (RS) – 132 pontos
5º Carlos Eduardo Silva de Melo / Luan Dutra Duarte – #608 – São Luís (MA) – 1132 pontos
Novato
1º Eduardo Pereira Silva / Maria Beatriz de Andrade Silva – #602 – Belo Horizonte (MG) – 170 pontos
2º Philippe Ferret / Wilfrid Genin – #601 – Itapipoca (CE) – 15 pontos
QUADRICICLOS
Graduado
1º Ricardo Luiz Santos – #302 – Criciúma (SC) – 230 pontos
2º Wescley Dutra – #304 – Caucaia (CE) – 227 pontos
3º Thyago Alberto Barra Veloso – #301 – Belém (PA) – 221 pontos
4º André Luis Barbosa Furtado – #101 – Belém (PA) – 196 pontos
5º Roberto Sávio Gomes da Silva – #303 – Fortaleza (CE) – 113 pontos
[...]
Circuito da Rota das Emoções exigiu dos atletas força, velocidade e muito psicológico
No circuito de bikes, 17 atletas finalizaram os cinco dias de Piocerá na Rota das Emoções como campeões desta 36ª edição. Foram várias etapas de maratonas (XCM) nas cidades de Barreirinhas (MA), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) e Caucaia (CE), ou seja, a prova foi do tipo MTB Cross-Country XCS. Nesta edição do rally vieram atletas de vários estados do país, como Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí, e até representantes da Bélgica e da Suíça.
Na categoria que larga na frente e uma das mais concorridas, a Elite, os cearenses Josiel Oliveira e a Rose Nobre, conquistaram o troféu de P1 nas suas primeiras participações no Piocerá. “Todo atleta deveria passar pela experiência do Piocerá, porque é uma prova por etapas e a gente se supera a cada dia. Tudo o que eu vivi, eu vou levar para a vida. Realmente é muito além de um rally. Tudo mexe muito com o nosso psicológico e eu me sinto mais forte depois desse momento”, conta Rose.
Nas categorias Master A1 e A2, Ronildo Santos Marinho e Vilmar Silveira, respectivamente, fizeram um tempo acumulado de prova de mais de 11h na bike, durante os quatro dias de competição, um resultado que levou os dois para o pódio com o primeiro lugar.
Na Master B1, o atleta piauiense Hugo Charles conquistou o seu segundo troféu no Piocerá e defendeu o título com um acumulado de 10h46min. “Esta edição foi muito boa e intensa, tiveram muitas dificuldades e atletas bons. Graças a Deus me consagrei campeão mais uma vez. É sempre boa essa sensação, porque estou representando minha cidade e meu estado”, afirma Hugo
Lindomar Ferreira, que está em sua 11ª participação no Rally Piocerá/Cerapió levou mais um troféu na categoria Master B2. “Para mim, divulgar o ciclismo do meu estado, Piauí, é uma responsabilidade muito grande e muito prazerosa. Fiz uma boa prova, finalizei o rally com o melhor tempo masculino acumulado nos quatro dias. Neste rally tiveram trechos muito rápidos, com lama, que era preciso de força e muito psicológico”, destaca.
Também nas categorias masculinas, na Master C1, o atleta Adecio Nogueira, da equipe TBA, que já havia participado do rally, voltou e fez bonito ao faturar o troféu de campeão. “Estou muito feliz em participar desse evento que é gigantesco, muito organizado. Estou contente principalmente pelo meu resultado, porque foi com muito esforço, bastante disputado e de luta. Sou cearense, piauiense de moradia e coração, além de representar uma equipe do Maranhão. Então esta edição do Piocerá com largada inédita em Barreirinhas, teve tudo a ver comigo”, ressalta.
Alan Bezerra Pinheiro é o nome do campeão da categoria Master C2, natural do Crato do Ceará, finalizou os quatro dias com 11h57min acumulados. Já na Master D1, o campeão foi Mário Roma, fundador de uma das maiores provas de bikes do país - Brasil Ride, que elogiou o rally. “A prova foi muito boa, muito bem feita e bem marcada. Parabéns à organização pelo percurso. Para participar do Piocerá é preciso que o atleta tenha uma boa logística, por conta dos deslocamentos entre as etapas. A prova de mountain bike é perfeita, maravilhosa e é uma experiência diferente de todas as regiões do Brasil”, completa.
Na Master D2, o suíço Jean Francois Thevoz, da equipe Garrote Radical, completou em primeiro lugar e cumpriu com a expectativa da equipe. “Nosso suíço é um exemplo para a nossa equipe, o resultado dele foi bastante satisfatório e esperado. Ele treinou bastante, cumpriu todo o protocolo e o planejado. Sempre está presente no rally e com vitórias espetaculares”, diz Ferlon Loreno, presidente da Garrote Radical Team.
Na categoria para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), o cearense Airton Alexandre e Silva decidiu se desafiar e completou os quatro dias de competições levando para casa o troféu de campeão para a cidade de Baturite (CE).
Nas duplas, os campeões foram: Ítalo Farias e Francisco Júnior, na masculina. Já na dupla mista, os campeões foram: Helena Miranda e Adonis Santana.
Bike Day - Caucaia (CE)
No Bike Day foram formados dois pódios do primeiro ao terceiro lugar. Seis pessoas participaram no total e a maioria foi de Caucaia (CE). Os pódios foram realizados nas categorias Masculino e Feminino. Os participantes pedalaram no mesmo trajeto dos atletas oficiais, o que proporcionou um desafio intenso e cheio de aventuras.
O Rally Cerapió/Piocerá é o único que reúne em um mesmo evento modalidades diferentes como bikes, motos, carros, quadriciclos, UTVs, além da expedição, cujo objetivo é apenas se aventurar e explorar turística e gastronomicamente a região. A prova é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). Para as bikes, a competição é de Cross-Country Stage Race (XCS). São 36 categorias que incluem desde participantes profissionais e experientes até iniciantes e amadores.
Além da esfera do esporte e turismo, o Rally Piocerá conta com as ações sociais, como a arrecadação de alimentos que serão doados para entidades locais e realização do projeto “De Olho na Trilha”, em parceria com a Óptica Jockey, que há mais de uma década leva atendimento oftalmológico e doação de óculos de grau para moradores de localidades carentes que estão na rota da competição.
O Rally Piocerá 2023 tem patrocínio da Monster, Consórcio Honda, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Piauí – CCom, Governo do Estado do Maranhão - Sedel e Drogaria Globo; copatrocínio da Goodyear, Audax, Reron, Sebrae Maranhão e Sebrae Piauí, além do apoio das prefeituras de Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) e Caucaia (CE). A supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.
Texto: Lalesca Setúbal
Confira o resultado final do Rally Piocerá 2023:
BIKES
CATEGORIA ELITE MASCULINO
1º - FRANCISCO JOSIEL SANTOS OLIVEIRA (514)
2º - ERENILDO PAULINO DOS SANTOS (605)
3º - FABIO DE MACEDO MORAIS (479)
4º - DEYVISON VALE CARNEIRO (578)
5º - YAN RANIERY DE ARAUJO OLIVEIRA (506)
CATEGORIA ELITE FEMININA
1º - ROSE ALENCAR NOBRE (520)
2º - CYNTHIA SABRINA CARDOSO DE SOUZA SILVA (402)
CATEGORIA MASTER FEMININO
1º - RAISSA GOMES (403)
2º - LEILA CARDOSO SANTOS (405)
3º - LEILA SILVIA SOUSA NASCIMENTO (517)
4º - MARIA REGILANIA OLIVEIRA IGUE (406)
CATEGORIA SUB-30
1º - PABLO JOHNSON SCHERER MOREIRA (408)
2º - RICARDO ANDRE ALVES BELEM (410)
3º - HILDELBERG NEVES BEZERRA CARVALHO (505)
CATEGORIA MASTER A1
1º - RONILDO SANTOS MARINHO (515)
2º - FRANCISCO JOSE RODRIGUES SOUSA (525)
3º - DEISSON WILLIAN DA GUIA SILVA (564)
4º - DIEGO RIBEIRO CHAVES (450)
CATEGORIA MASTER A2
1º - VILMAR SILVEIRA (419)
2º - MARCIO ROUVIER DOS SANTOS (422)
3º - JOSE DE FREITAS DUTRA JUNIOR (526)
4º - FRANCISCO VILAMAR DE SOUSA (414)
5º - RENATO ALVES GOMES ROCHA (421)
CATEGORIA MASTER B1
1º - HUGO CHARLES MACEDO (429)
2º - KURT EDUARD COR GOETSCHALCKX (427)
3º - DANIEL DE OLIVEIRA COELHO (426)
4º - KLEBIO LIMA DA COSTA (504)
5º - JEFFERSON FERREIRA DE MIRANDA (430)
CATEGORIA MASTER B2
1º - LINDOMAR FERREIRA DOS SANTOS (465)
2º - MARCOS ROBERTO FERNANDES (433)
3º - SIDEDSON FLAVIO FARIAS DE VASCONCELOS (432)
CATEGORIA MASTER C1
1º - JOSE ADECIO CASSIMIRO NOGUEIRA (437)
2º - GILBERTO COSTA MESQUITA (439)
3º - FRANCISCO FERREIRA (528)
4º - PAULO MARCELO OLIVEIRA (529)
5º - FRANCISCO TEIXEIRA FILHO (573)
CATEGORIA MASTER C2
1º - ALAN BEZERRA PINHEIRO (516)
2º - JOSELITO GOMES DA SILVEIRA (500)
3º - JOAO DE SOUZA LEITE (445)
4º - ALBERICO RAIMUNDO DE SOUZA (444)
5º - JOSE HENRIQUE PIMENTEL ROCHA (501)
CATEGORIA MASTER D1
1º – MARIO ROMA (517)
2º - EDMILSON SILVA RIBEIRO (448)
3º - ANTONIO FRANCISCO DE OLIVEIRA (446)
4º - DAVID LOUREIRO PINHEIRO (502)
5º - JOAO FARIAS VIANA (530)
CATEGORIA MASTER D2
1º – JEAN-FRANCOIS THEVOZ (531)
2º - CESARIO FERREIRA DUARTE NETO (447)
CATEGORIA PNE
1º – AIRTON ALEXANDRE E SILVA (449)
CATEGORIA DUPLA MASCULINO
1º – ITALO FARIAS NOESSE (6232) / FRANCISCO DE OLIVEIRA LIMA JUNIOR (6231)
2º – MARCELO DE OLIVEIRA NASCIMENTO (6212) / MAURICIO COELHO MOTA (6211)
3º – JOACELIO GONCALVES DE ARAUJO (5841) / FRANCISCO ANDERSON DA SILVA (5842)
4º – ALEX PEREIRA SANTOS (5822) / ADRIANO PEREIRA SANTOS (5821)
5º – VENICIO BERNARDINO GONCALVES (5811) / ANAILTON LUSTOZA BRANDAO (5812)
CATEGORIA DUPLA MISTA
1º - HELENA MIRANDA AIRES NETA (5922) / ADONIS SANTANA FONSECA (5921)
2º - THIAGO IWANAGA SOUZA (5932) / TALITA BORGES COSTA (5931)
3º - EDUARDO DUARTE MOURA LOPES (5911) / MARIANA RODRIGUES BARROS DA SILVA SOARES (5912)