Fortaleza (CE) - Em sua 29ª edição, o Rally Cerapió promete grandes desafios nas provas que acontecem entre os dias 25 e 30 de janeiro. Em 2016, a largada será no município de Maranguape, cidade natal do ator e humorista Chico Anysio, no Ceará, e a chegada, em Teresina, no Piauí. Serão quatro dias de disputas e cerca de 1.300 quilômetros de pura adrenalina. A competição abre o calendário nacional de provas off-road e terá largada promocional no dia 26, quando o público da capital cearense Fortaleza poderá acompanhar de perto as máquinas e bikes de grandes nomes da modalidade, além de prestigiar os novos competidores que buscam se aventurar no sertão nordestino. 

O evento, que abrirá oficialmente o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e o Rally Cross Country de Regularidade, das Confederações Brasileiras de Motociclismo e Automobilismo (CBM e CBA), terá trilhas mais pesadas e promete muitos laços e balaios pelo percurso. Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e o campeão ganhará a inscrição para a próxima edição da competição. Todos os inscritos levarão para casa medalhas de honra ao mérito. Além disso, a prova também valerá por duas etapas do Campeonato Piauiense de Ciclismo, da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

São cerca de 500 competidores de 24 estados brasileiros. O evento, considerado um dos maiores da América Latina, tem provas distintas de regularidade. Os carros 4x4, UTV’s, quadriciclos e motos farão um percurso de aproximadamente 1.300 quilômetros, enquanto as bicicletas percorrerão 360 km. O Rally Cerapió segue os regulamentos da CBA, CBC e CBM.


Impacto econômico

Uma caravana com cerca de 1.200 pessoas deve lotar hotéis (pousadas e motéis), bares, restaurantes, postos de gasolina e contratar serviços de empresas locais e, consequentemente, a economia regional será impactada positivamente.. 

"Serão mais de mil pessoas aquecendo a economia dos municípios por onde a prova irá passar, seja no consumo em restaurantes, lanchonetes, farmácias e no comércio em geral ou na hospedagem em hotéis, pousadas e motéis. Sem contar o abastecimento de veículos, uso dos serviços de borracheiros e oficinas mecânicas. Ou seja, será uma grande contribuição para o desenvolvimento sustentável da região e, certamente, um impacto muito positivo para a economia local, ainda mais em um período de instabilidade econômica", comentou  Ehrlich Cordão, diretor da Radical Produções, organizadora do evento.

Além da realização das provas, a organização do evento busca prestigiar as cidades por onde os competidores passarão. Por isso, nos dois dias que antecedem a largada, 25 e 26 de janeiro, o público poderá visitar uma feira de artesanato e produtos típicos dos municípios no estacionamento externo do Iguatemi Shopping de Fortaleza, a partir das 9h. Os patrocinadores também estarão presentes com estandes e expositores de motos, quadriciclos, UTVs, pneus e acessórios.

O Rally Cerapió 2016 é uma realização da Radical Produções e tem o apoio da Audax, Michelin, Honda e Can-Am, além de contar com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, Governo do Estado do Piauí e Prefeitura Municipal de Teresina. A competição também tem a colaboração do Sebrae, Shopping Iguatemi Fortaleza e prefeituras de Maranguape, Iguatu, Quixadá e Picos. Revista da Moto e Speedway são parceiros do evento e ADI, Óptica Jockey e Instituto Saber e Ler são parceiros sociais.


Estrutura do evento

A competição conta com uma megaestrutura, com equipe técnica especializada. Para garantir o bom desempenho e qualidade do evento, que tem mais de duas décadas de sucesso, o Rally Cerapió atende os participantes com secretaria de prova; equipe de cenografia; carro abre e fecha trilha; equipe médica com resgate médico, UTI móvel e ambulâncias; sistema de apuração eletrônica, sistema integrado de comunicação, além de assessoria de imprensa e equipe de filmagem. 


Ações sociais

Muito mais que um rali, o Cerapió une esporte radical e responsabilidade social. A cada ano, a competição passa por diversas localidades: pequenas cidades, vilas e povoados. Lá, deixa ações que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Para 2016, será mantida a campanha de arrecadação de cestas básicas durante as inscrições e que serão doadas para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Iguatu, no Ceará. Outro projeto é o “De olho na trilha”, que consiste em consultas oftalmológicas com distribuição de óculos às comunidades carentes.

Criado com o objetivo de arrecadar livros e distribuí-los nas escolas públicas dos municípios que recebem a competição off-road, o projeto “Rallyteca” destinará cerca de 10 mil livros à instituições de ensino. “Todas estas ações de responsabilidade social acumulam um investimento de R$ 150 mil reais”, comenta Erlich Cordão, diretor da Radical Produções. 


Roteiro turístico

Além de troféus, o Rally Cerapió proporciona experiências inesquecíveis e as belezas naturais e pontos turísticos das cidades por onde os competidores passam são parte da premiação. A começar por Maranguape (CE), cidade natal do ator e humorista Chico Anysio. Em Pacoti, também no Ceará, encontra-se o Pico Alto, um dos pontos mais elevados do Nordeste, com 1.115 metros de altura, e em Quixadá estão paisagens com as condições perfeitas para os apaixonados pelo off-road.

No Piauí, os competidores visitarão Picos, com pouco mais de 70 mil habitantes, considerada a Capital do Mel, e Ipiranga do Piauí, com forte presença na produção e comércio de doces artesanais. Sem contar as capitais Fortaleza (CE) e Teresina (PI), que abrem e encerram os dias carregados de adrenalina pelo Nordeste brasileiro.


Fique por dentro do Cerapió

O Rally Cerapió busca sempre inovar e se aproximar cada vez mais do público apaixonado por aventura e também da imprensa, por isso, uma das maiores competições off-road do país possui um aplicativo para celulares e tablets exclusivo sobre a prova. O app traz as principais informações do rali, como notícias, fotos, vídeos, calendário, rotas de GPS até os locais da chegada e largada, links com informações sobre serviços para os competidores, além de acesso rápido para redes sociais oficiais, como Facebook, Twitter e Instagram. E todo o conteúdo pode ser facilmente compartilhado direto da palma da mão.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store (iPhone e iPad) e na Google Play (para Android). Basta buscar por “Rally Cerapió” e fazer o download, ou seja, sem desculpas para não acompanhar de perto todas as emoções do evento.

A competição também conta com uma sala de imprensa exclusiva onde é possível encontrar fotos para download, releases e informações sobre o evento. Basta acessarwww.vipcommnews.com/category/rallycerapio.


Programação

 

> 25/01 - SEGUNDA-FEIRA
Local: Estacionamento externo do Iguatemi Shopping Fortaleza
9h às 21h - Credenciamento e vistoria técnica

> 26/01 - TERÇA-FEIRA
Local: Estacionamento externo do Iguatemi Shopping Fortaleza

Briefing técnico
9h - Motos
9h40 - UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
10h20 - Carros 4x4
11h - Bikes
15h30 às 17h30 - Parque fechado obrigatório
20h - Largada promocional

> 27/01 - QUARTA-FEIRA | 1º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Maranguape (CE) - Quixadá (CE)
Motos: 243km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 260km

Largada: Pça. Senador Almir Pinto - Maranguape/CE - a partir das 7h
Chegada: Pça. José de Barros - Quixadá/CE - a partir das 15h

Briefing: Hotel Vale das Pedras - Av. Jesus Maria, 2010 - Jardim dos Monólitos - Quixadá/CE
Horários:
19h - Motos
19h40 - UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
20h20 - Carros 4x4

PROVA DAS BIKES | Maranguape (CE) - Pacoti (CE) - 83km
Largada: Pça. Senador Almir Pinto - Maranguape/CE - a partir das 8h
Chegada: Arco de Entrada, CE-253 - Pacoti/CE - a partir das 12h

Briefing: Será realizado no dia 26/01 no Iguatemi Shopping Fortaleza

> 28/01 - QUINTA-FEIRA | 2º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Quixadá (CE) - Iguatu (CE)

Motos: 250km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 232km

Largada: Polo de Lazer (posto Ipiranga) - Quixadá/CE - a partir das 8h
Chegada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 14h20

Briefing: Hotel Vale das Pedras - Av. Jesus Maria, 2010 - Jardim dos Monólitos - Quixadá/CE
Horários:
19h - Motos
19h40 - UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
20h20 - Carros 4x4

PROVA DAS BIKES | Circuito Iguatu (CE) - 82km
Largada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 8h
Chegada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 12h

Credenciamento para o Camp. Piauiense de Mountain Bike - 1ª e 2ª etapas
Associação Comercial de Picos - Av. Nossa Senhora de Fátima, 803 - 1º andar, Centro - Picos/PI - a partir das 19h

Briefing: 21h

> 29/01 - SEXTA-FEIRA | 3º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Iguatu (CE) - Picos (PI)
Motos: 410km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 362km

Largada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 6h
Chegada: Restaurante Horizonte (Av. Severo Eulálio, 1266 - Picos (PI) - a partir das 15h25

Briefing: Associação Comercial de Picos - Av. Nossa Senhora de Fátima, 803 - 1º andar, Centro - Picos/PI - a partir das 19h
Horários:
19h - Motos
19h40 - UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
20h20 - Carros 4x4

PROVA DAS BIKES | Picos (PI) - Ipiranga (PI) - 64km
Largada: Restaurante Horizonte (Av. Severo Eulálio, 1266 - Picos (PI) - a partir das 8h
Chegada: Pça. Coronel Joaquim Rufino - Ipiranga/PI - a partir das 12h

Briefing: Associação Industrial do Piauí (Av. Mal. Castelo Branco, 519 - Teresina/PI - 19h

> 30/01 - SÁBADO | 4º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Picos (PI) - Teresina (PI)
Motos: 365km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 411km

Largada: Restaurante Horizonte (Av. Severo Eulálio, 1266 - Picos (PI) - a partir das 6h
Chegada: Parque Potycana (Av. Raul Lopes) - Teresina/PI - a partir das 16h25

PROVA DAS BIKES | Circuito em Teresia (PI) - 75km
Largada: Parque Potycana (Av. Raul Lopes) - Teresina/PI - a partir das 8h
Chegada: Parque Potycana (Av. Raul Lopes) - Teresina/PI - a partir das 12h

FESTA DE PREMIAÇÃO: Iate Clube Teresina (Av.. Alameda Parnaíba, 444 - Teresina/PI
Horário: 21h30


VIPCOMM
Assessoria de Imprensa Rally Cerapió

Jornalistas responsáveis: Ricardo Ribeiro/Rafael Giuvanusi
Tel: (11) 3893-1010 | (11) 98390-5781
E-mail: rafael.giuvanusi@vipcomm.com.br
Sala de imprensa: www.vipcommnews.com/category/rallycerapio

Notícias mais recentes

14/11/2018
Presidente da CBM, Firmo Alves, confirma participação na Moto Turismo do Rally Piocerá 2019
02/11/2018
Cearense de Rally Team vem com 13 veículos para o Rally Piocerá 2019
26/10/2018
Prova de bikes do Rally Piocerá desafia atletas de diversas categorias
23/10/2018
Participantes de 21 estados mais o Distrito Federal já estão confirmados no Rally Piocerá 2019
10/10/2018
Começa o levantamento dos trechos do Rally Piocerá 2019