E no primeiro dia de Piocerá os competidores estão passando pela vistoria médica que se resume no preenchimento de uma ficha onde consta o estado de saúde dos atletas. Com ela em mãos, a equipe médica responsável avalia se os competidores estão aptos a participarem do evento, que exige grande esforço físico. Caso seja necessário, os médicos pedem exames complementares e assim os competidores são liberados. São quatro médicos, dois enfermeiros e seis socorristas que fazem todo o auxílio para a saúde e bem-estar dos competidores.

A equipe médica do Piocerá tem duas funções: avaliar as condições de saúde dos atletas antes das provas e ainda fazer o resgate dos pilotos quando acontecerem acidentes na prova durante todos os dias de competição. Para cada equipe, médicos, enfermeiros e socorristas. Nas bikes, por exemplo, são quatro pessoas: um médico e três socorristas. Nas motos são dois médicos e dois socorristas e nos carros tem um médico e dois socorristas. Além disso, o rally tem uma UTI que cobre toda a prova em pontos estratégicos para melhor cobertura e segurança dos competidores.

O major Rivelino de Moura é o chefe do resgate do Piocerá e coordena toda a equipe. Este ano, é o 17º rally que ele participa e fala sobre as melhorias que as provas tiveram durante todos estes anos. “São quatro médicos, dois enfermeiros e seis socorristas que fazem todo o auxílio para a saúde e bem-estar dos competidores e o rally acontece com a equipe médica. Os socorristas ou paramédicos são da equipe do Corpo de Bombeiros do Piauí e são especialistas em resgate. Todos os médicos têm cursos de especialização em resgate, trauma e Samu”, disse Rivelino.

As equipes médicas de distribuem durante a trilha e para cada categoria existem pontos estratégicos. Nas motos e quadriciclos, por exemplo, elas ficam no final da trilha, assim como nos carros para um resgate geral. Nas bikes, ficam no meio dos competidores.

Cíntia Lucas

Aldeia Com.

 

Notícias mais recentes

26/05/2020
Rally Piocerá lança 34ª edição para 2021 entre Piauí e Ceará
22/05/2020
É hoje o lançamento oficial da 34ª edição do Rally Piocerá.
01/02/2020
Confira quem são os campeões nos carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2020
01/02/2020
Rally Cerapió define campeões das motos na 33ª edição da competição
01/02/2020
Conheça os campeões da prova de bikes do Rally Cerapió 2020