Uma semana de conferência e correção de todos os trechos do percurso das motos começou hoje (20), pela equipe técnica. A previsão é de quase 200 competidores da modalidade, que abre oficialmente a temporada 2014 do off road nacional. A prova deve contar com a participação de pilotos dos quatro cantos do país, com fome de acelerar e desbravar os mais de mil quilômetros já reservados para as disputas, em quatro dias de competição, valendo por duas etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade da Confederação Brasileira de Motociclismo, mas também valendo por fortes emoções de só participar da aventura. A data está marcada: de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, o encontro é com o Cerapió, edição dos 27 anos, com as vistorias, briefings e a largada promocional, em Fortaleza.

As disputas acontecem de 28 a 31 de janeiro e a premiação, no dia seguinte, após uma folga para confraternizações e descanso, será em Barreirinhas, porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Após o término dessa conferência, a organização já parte para a conferência da prova dos carros 4x4, UTV e quadriciclos, bem como a definição do percurso do Rally de Bike.

O diretor da prova de motos, capixaba Edimilson Campos e sua equipe fará a conferência de todo percurso. Os acertos acontecerão com o intuito de tornar a prova mais interessante para o piloto e também mais competitiva. “Estou me preparando há uma semana, com a planilha que fizemos no levantamento. Vamos alterar alguns pequenos trechos, especialmente no quarto dia de prova, de Parnaíba a Barreirinhas. O nosso trabalho é fazer a prova como se fosse um competidor. A partir daí, é verificar a velocidade, os tempos de neutralizados, avaliando os trechos de maior perigo, sempre utilizando os equipamentos de navegação e o GPS”, explicou.

A conferência é isso, fazer os ajustes que serão alterados na planilha, utilizando parâmetros técnicos e utilizando trechos e velocidades diferenciadas, dependendo da categoria. As consideradas mais competitivas, pelo nível técnico e pela moto dos competidores, como máster, sênior e over a organização utiliza trechos mais técnicos e médias horárias mais justas. Já para as demais, como júnior, novato e moto rally já são dispensados trechos menos técnicos.

O 1º dia de prova, 28 de janeiro, será o mais longo, com 317 km,  entre Fortaleza a Jijoca, litoral cearense. Características de serras, com trechos bastante técnicos e grau de dificuldade médio. O 2º dia, 29 de janeiro, será o mais curto, com 211 km de percurso, entre Jijoca e Viçosa do Ceará. As características são de terreno arenoso em trilhas inéditas e temperatura mais amenas, já que os pilotos estarão a 800 metros em relação ao nível do mar e trechos com grau de dificuldade elevado e trilhas bem diferenciadas entre másteres e novatos, além de muita navegação. O 3º dia, 30 de janeiro, serão 240 km de percurso, entre Viçosa do Ceará e Parnaíba, no litoral piauiense. As características marcantes são trechos de descida de serras logo no início da etapa, com grau de dificuldade baixo, predominando muitas pedras, depois trechos de terreno arenoso com vários sítios de plantações de caju, onde as médias horárias serão bem justas. Fechando janeiro, o 4º e último dia serão mais 232 km, entre Parnaíba e Barreirinhas, no Maranhão. Dia majestoso, com grau de dificuldade médio, vários laços ou pegadinhas até chegar na região de Barro Duro, no Maranhão. A principal característica serão os mais de 70 km de percurso de puro areal numa região inóspita onde a técnica, a preparação física e o equipamento serão indispensáveis.

O Rally Cerapió já conta com o apoio dos governos dos estados do Ceará e do Piauí. As inscrições estão abertas aqui mesmo pelo site oficial. 

 

Aldeia Com. 
aldeiapi@uol.com.br 

Notícias mais recentes

14/11/2018
Presidente da CBM, Firmo Alves, confirma participação na Moto Turismo do Rally Piocerá 2019
02/11/2018
Cearense de Rally Team vem com 13 veículos para o Rally Piocerá 2019
26/10/2018
Prova de bikes do Rally Piocerá desafia atletas de diversas categorias
23/10/2018
Participantes de 21 estados mais o Distrito Federal já estão confirmados no Rally Piocerá 2019
10/10/2018
Começa o levantamento dos trechos do Rally Piocerá 2019