Em sua 29ª edição, o Rally Cerapió promete grandes desafios nas provas que acontecem entre os dias 25 e 30 de janeiro. Em 2016, a largada será no município de Maranguape, cidade natal do ator e humorista Chico Anysio, no Ceará, e a chegada, em Teresina, no Piauí. Ao todo, serão quatro dias de disputas e cerca de 1.000 quilômetros de pura adrenalina. As inscrições para participar da tradicional prova off-road do país já estão abertas. 


De acordo com Erlich Cordão, diretor da Radical Produções, que organiza a competição, o número de inscritos não para de crescer. “Estamos com bastante procura. Além disso, com as novidades que temos para esta edição, esperamos aumentar o número de competidores, assim como contamos com a participação de grandes equipes”, comenta. Até agora, quatro meses antes das provas, são 263 inscritos em todas as categorias.

No ano passado, foram mais de 600 inscrições de 24 estados brasileiros, além da participação de competidores internacionais. O evento, considerado um dos maiores da América Latina, tem provas distintas de regularidade. Os carros 4x4, UTV’s, quadriciclos e motos farão um percurso de aproximadamente 1.000 quilômetros e as bicicletas percorrerão 260 km. A novidade de 2016 fica por conta do retorno da prova de velocidade, o VeloCerapió, rali cross-country voltado para carros e UTV’s, que terá quatro circuitos de 120 quilômetros.

O Rally Cerapió segue os regulamentos dos Campeonatos Brasileiros de Enduro e Rally de Regularidade das Confederações Brasileiras de Motociclismo (CBM), Automobilismo (CBA) e Ciclismo (CBC).

Os cinco primeiros colocados de cada categoria recebem troféus e o campeão ganhará a inscrição para o Rally Cerapió 2016. Todos os inscritos levarão para casa medalhas de honra ao mérito.

Além da realização das provas, a organização do evento busca prestigiar as cidades por onde os competidores passarão. Por isso, nos dois dias que antecedem a largada, 25 e 26 de janeiro, o público poderá visitar uma feira de artesanato e produtos típicos dos municípios, no estacionamento externo do Shopping Iguatemi Fortaleza, a partir das 9h. Os patrocinadores também estarão presentes com estandes e expositores.


Estrutura do evento

A competição conta com uma megaestrutura, com equipe técnica especializada. Para garantir o bom desempenho e qualidade do evento, que tem mais de duas décadas de sucesso, o Rally Cerapió atende os participantes com secretaria de prova; equipe de cenografia; carro abre e fecha trilha; equipe médica com resgate médico, UTI móvel e ambulâncias; sistema de apuração eletrônica, sistema integrado de comunicação, além de assessoria de imprensa e equipe de filmagem. 


Ações sociais

Muito mais que um rali, o Cerapió une esporte radical e responsabilidade social. A cada ano, a competição passa por diversas localidades: pequenas cidades, vilas e povoados. Lá, deixa ações que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

Para 2016, será mantida a campanha de arrecadação de cestas básicas durante as inscrições e que serão doadas para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Fortaleza). Outro projeto é o “De olho na trilha”, que consiste em consultas oftalmológicas com distribuição de óculos às comunidades carentes. 

Criado com o objetivo de arrecadar livros e distribuí-los nas escolas públicas dos municípios que recebem a competição off-road, o projeto “Rallyteca” destinará cerca de 10 mil livros à instituições de ensino. “Todas estas ações de responsabilidade social acumulam um investimento de R$ 150 mil reais”, comenta Cordão, diretor da Radical Produções.  


Roteiro turístico

Além de troféus, o Rally Cerapió proporciona experiências inesquecíveis, e as belezas naturais e pontos turísticos das cidades por onde os competidores passam são parte da premiação. A começar por Maranguape (CE), cidade natal do ator e humorista Chico Anysio. Em Pacoti, também no Ceará, encontra-se o Pico Alto, um dos pontos mais elevados do Nordeste, com 1.115 metros de altura e em Quixadá, estão paisagens com as condições perfeitas para os apaixonados pelo off-road. 

No Piauí, os competidores visitarão Picos, com pouco mais de 70 mil habitantes, considerada a Capital do Mel, e Ipiranga do Piauí, com forte presença na produção e comércio de doces artesanais. Sem contar as capitais Fortaleza (CE) e Teresina (PI), que abrem e encerram os dias carregados de adrenalina pelo Nordeste brasileiro.


Programação completa

SEGUNDA-FEIRA (25/06) | Fortaleza (CE)
Local:
 Iguatemi Shopping (Estacionamento Externo)
Vistoria técnica: 09h - 21h

Obs.: Após vistoria, os veículos permanecerão em Parque Fechado até a largada promocional.


TERÇA-FEIRA (26/01) | Fortaleza (CE)

Local: Iguatemi Shopping (Sala de Cinema)

Manhã - Briefing Técnico
- 09h - 9h30 | Bikes
- 09h40 - 10h10 | Motos
- 10h20 - 10h50 | UTV’s, Quadriciclos e Motos Rally
- 11h - 11h30 | Carros 4x4
- 11h40 - 12h10 | VELOCERAPIÓ

Tarde
- 15h - 16h - Entrega de Planilhas

Noite
- 19h30 – Largada promocional

1º DIA | Quarta-feira (27/01)

- PROVA DE REGULARIDADE - 160 km de percurso
Largada: Maranguape (CE) | Chegada: Quixadá (CE)

- PROVA DE BIKE - 75 km de percurso
Largada: Maranguape (CE) | Chegada: Pacoti (CE)

- VELOCERAPIÓ – 114 km de percurso
Circuito em Uruquê (CE): 38 km x 3 voltas


2º DIA | Quinta-feira (27/01)

- PROVA DE REGULARIDADE - 200 km de percurso

Largada: Quixadá (CE) | Chegada: Iguatu (CE)

- PROVA DE BIKE - 60 km de percurso
Largada: Iguatu (CE) | Chegada: Orós (CE)

- VELOCERAPIÓ – 96 km de percurso
Circuito em Iguatu (CE): 32 km x 3 voltas


3º DIA | Sexta-feira (28/01)

- PROVA DE REGULARIDADE - 
285 km de percurso
Largada: Iguatu (CE) | Chegada: Picos (PI)

- PROVA DE BIKE - 65 km de percurso
Largada: Picos (PI)  | Chegada: Ipiranga (PI) 

- VELÔCERAPIÓ – 90 km de percurso
Circuito em Valença (PI): 30 km x 3 voltas


4º DIA | Sábado (29/01)

- PROVA DE REGULARIDADE - 
285 km de percurso
Largada: Picos (PI) | Chegada: Teresina (PI)

- PROVA DE BIKE - 60 km de percurso
Circuito em Teresina (PI): 60 km 

- VELOCERAPIÓ – 105 km de percurso
Circuito em União (PI): 35 km x 3 voltas

- 20h – Confraternização – Teresina (PI)
- 22h – Entrega de Prêmios – Teresina (PI)


VIPCOMM
Assessoria de Imprensa do Rally Cerapió 2016
Sala de imprensa: www.vipcomm.com.br/cliente/cerapio2016
Tel: (11) 3893-1010 

Notícias mais recentes

14/11/2018
Presidente da CBM, Firmo Alves, confirma participação na Moto Turismo do Rally Piocerá 2019
02/11/2018
Cearense de Rally Team vem com 13 veículos para o Rally Piocerá 2019
26/10/2018
Prova de bikes do Rally Piocerá desafia atletas de diversas categorias
23/10/2018
Participantes de 21 estados mais o Distrito Federal já estão confirmados no Rally Piocerá 2019
10/10/2018
Começa o levantamento dos trechos do Rally Piocerá 2019