Fortaleza (CE) - Tudo pronto para a largada do Rally Cerapió 2016, uma das maiores competições off-road da América Latina e que vai percorrer, entre os dias 27 e 30 de janeiro, 1.300 quilômetros em estradas e trilhas do interior do Ceará e Piauí. A prova terá as categorias carros, motos, quadriciclos e UTVs, na modalidade Regularidade, e bikes.
 
A programação oficial começa dia 25 no shopping Iguatemi, em Fortaleza, com as vistorias dos veículos. No dia seguinte, 26, haverá o briefing, onde a organização passará detalhes da prova aos competidores. E, à noite, será a largada promocional, quando todos os participantes passarão por uma rampa e serão apresentados ao público. Na quarta-feira, 27, em Maranguape (CE), cidade onde nasceu o ator e humorista Chico Anysio, acontece a largada da primeira etapa até Quixadá (CE).
 

Ações sociais

“Muito mais que um rali”, o Cerapió une esporte radical, adrenalina e responsabilidade social. A cada ano, a competição passa por diversas localidades do sertão, como pequenas cidades, vilas e povoados. Lá, realiza ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
 
“Na edição do ano passado, paramos em um vilarejo para realizar vários exames na população, entre eles o oftalmológico. É o ‘De olho na trilha’, que consiste em consultas com distribuição de óculos às comunidades carentes. Descobrimos um senhor de quase 70 anos que praticamente não enxergava mais. Mas como nunca tinha feito exames, ele não tinha ideia de como a visão estava prejudicada. Quando ele colocou os óculos pela primeira vez, parecia uma criança feliz quando ganha um brinquedo no Natal. Ele disse: ‘nossa, agora consigo enxergar as coisas. Antes estava tudo embaçado’”, conta Ehrlich Cordão, diretor-geral do Cerapió.


Livros

Criado com o objetivo de arrecadar livros e distribuí-los nas escolas públicas dos municípios que recebem a competição off-road, o projeto “Rallyteca” vai destinar cerca de 10.000 livros à população local e instituições de ensino. “Temos livros infantis, infanto-juvenis e didáticos. Temos exemplares para o estudo do Corpo Humano que custam cerca de R$ 200,00 no mercado, e vamos doá-los para as pessoas”, conta Adriana Araújo.
 
O Cerapió também fará uma campanha de arrecadação de cestas básicas durante as inscrições e que serão doadas para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Iguatu, no Ceará. “Todas estas ações de responsabilidade social acumulam um investimento de R$ 150.000,00”, comenta Cordão. 
 

Calendário nacional

O Cerapió abrirá oficialmente o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e o Rally Cross Country de Regularidade, das Confederações Brasileiras de Motociclismo e Automobilismo (CBM e CBA. Os cinco primeiros colocados de cada categoria recebem troféus e o campeão ganhará a inscrição para a próxima edição da competição. Todos os inscritos levarão para casa medalhas de honra ao mérito. Além disso, a prova também valera por duas etapas do Campeonato Piauiense de Ciclismo, da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

São cerca de 500 competidores de 24 estados brasileiros. O evento, considerado um dos maiores da América Latina, tem provas distintas de regularidade. Os carros 4x4, UTV’s, quadriciclos e motos farão um percurso de aproximadamente 1.300 quilômetros, enquanto as bicicletas percorrerão 360 km. O Rally Cerapió segue os regulamentos da CBA, CBC e CBM.

Além da realização das provas, a organização do evento busca prestigiar as cidades por onde os competidores passarão. Por isso, nos dois dias que antecedem a largada, 25 e 26 de janeiro, o público poderá visitar uma feira de artesanato e produtos típicos dos municípios, no estacionamento externo do Iguatemi Shopping de Fortaleza, a partir das 9h. Os patrocinadores também estarão presentes com estandes e expositores.


Estrutura do evento

A competição conta com uma megaestrutura, com equipe técnica especializada. Para garantir o bom desempenho e qualidade do evento, que tem mais de duas décadas de sucesso, o Rally Cerapió atende os participantes com secretaria de prova; equipe de cenografia; carro abre e fecha trilha; equipe médica com resgate médico, UTI móvel e ambulâncias; sistema de apuração eletrônica, sistema integrado de comunicação, além de assessoria de imprensa e equipe de filmagem. 


Roteiro turístico

Além de troféus, o Rally Cerapió proporciona experiências inesquecíveis, e as belezas naturais e pontos turísticos das cidades por onde os competidores passam são parte da premiação. A começar por Maranguape (CE), cidade natal do ator e humorista Chico Anysio. Em Pacoti, também no Ceará, encontra-se o Pico Alto, um dos pontos mais elevados do Nordeste, com 1.115 metros de altura e em Quixadá, estão paisagens com as condições perfeitas para os apaixonados pelo off-road.

No Piauí, os competidores visitarão Picos, com pouco mais de 70 mil habitantes, considerada a Capital do Mel, e Ipiranga do Piauí, com forte presença na produção e comércio de doces artesanais. Sem contar as capitais Fortaleza (CE) e Teresina (PI), que abrem e encerram os dias carregados de adrenalina pelo Nordeste brasileiro.


Fique por dentro do Cerapió

O Rally Cerapió busca sempre inovar e se aproximar cada vez mais do público apaixonado por aventura e também da imprensa, por isso, uma das maiores competições off-road do país possui um aplicativo para celulares e tablets exclusivo sobre a prova. O app traz as principais informações do rali, como notícias, fotos, vídeos, calendário, rotas de GPS até os locais da chegada e largada, links com informações sobre serviços para os competidores, além de acesso rápido para redes sociais oficiais, como Facebook, Twitter e Instagram. E todo o conteúdo pode ser facilmente compartilhado direto da palma da mão.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store (iPhone e iPad) e na Google Play (para Android). Basta buscar por “Rally Cerapió” e fazer o download, ou seja, sem desculpas para não acompanhar de perto todas as emoções do evento.

 
Programação
 

> 25/01 - SEGUNDA-FEIRA
Local: Estacionamento externo do Iguatemi Shopping Fortaleza
9h às 21h - Credenciamento e vistoria técnica

> 26/01 - TERÇA-FEIRA
Local: Estacionamento externo do Iguatemi Shopping Fortaleza

Briefing técnico
9h - Motos
9h40 - UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
10h20 - Carros 4x4
11h - Bikes
15h30 às 17h30 - Parque fechado obrigatório
20h - Largada promocional

> 27/01 - QUARTA-FEIRA | 1º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Maranguape (CE) - Quixadá (CE)
Motos: 243km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 260km

Largada: Pça. Senador Almir Pinto - Maranguape/CE - a partir das 7h
Chegada: Pça. José de Barros - Quixadá/CE - a partir das 15h

Briefing: Hotel Vale das Pedras - Av. Jesus Maria, 2010 - Jardim dos Monólitos - Quixadá/CE
Horários:
19h - Motos
19h40 - UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
20h20 - Carros 4x4

PROVA DAS BIKES | Maranguape (CE) - Pacoti (CE) - 83km
Largada: Pça. Senador Almir Pinto - Maranguape/CE - a partir das 8h
Chegada: Arco de Entrada, CE-253 - Pacoti/CE - a partir das 12h

Briefing: Será realizado no dia 26/01 no Iguatemi Shopping Fortaleza

> 28/01 - QUINTA-FEIRA | 2º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Quixadá (CE) - Iguatu (CE)

Motos: 250km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 232km

Largada: Polo de Lazer (posto Ipiranga) - Quixadá/CE - a partir das 8h
Chegada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 14h20

Briefing: Hotel Vale das Pedras - Av. Jesus Maria, 2010 - Jardim dos Monólitos - Quixadá/CE
Horários:
19h - Motos
19h40 - UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
20h20 - Carros 4x4

PROVA DAS BIKES | Circuito Iguatu (CE) - 82km
Largada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 8h
Chegada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 12h

Credenciamento para o Camp. Piauiense de Mountain Bike - 1ª e 2ª etapas
Associação Comercial de Picos - Av. Nossa Senhora de Fátima, 803 - 1º andar, Centro - Picos/PI - a partir das 19h

Briefing: 21h

> 29/01 - SEXTA-FEIRA | 3º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Iguatu (CE) - Picos (PI)
Motos: 410km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 362km

Largada: Pça. da Criança - Iguatu/CE - a partir das 6h
Chegada: Restaurante Horizonte (Av. Severo Eulálio, 1266 - Picos (PI) - a partir das 15h25

Briefing: Associação Comercial de Picos - Av. Nossa Senhora de Fátima, 803 - 1º andar, Centro - Picos/PI - a partir das 19h
Horários:
19h - Motos
19h40 - UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
20h20 - Carros 4x4

PROVA DAS BIKES | Picos (PI) - Ipiranga (PI) - 64km
Largada: Restaurante Horizonte (Av. Severo Eulálio, 1266 - Picos (PI) - a partir das 8h
Chegada: Pça. Coronel Joaquim Rufino - Ipiranga/PI - a partir das 12h

Briefing: Associação Industrial do Piauí (Av. Mal. Castelo Branco, 519 - Teresina/PI - 19h

> 30/01 - SÁBADO | 4º DIA
PROVA DE REGULARIDADE | Picos (PI) - Teresina (PI)
Motos: 365km
Carros 4x4, Quadris, UTVs e M. Rally: 411km

Largada: Restaurante Horizonte (Av. Severo Eulálio, 1266 - Picos (PI) - a partir das 6h
Chegada: Parque Potycana (Av. Raul Lopes) - Teresina/PI - a partir das 16h25

PROVA DAS BIKES | Circuito em Teresia (PI) - 75km
Largada: Parque Potycana (Av. Raul Lopes) - Teresina/PI - a partir das 8h
Chegada: Parque Potycana (Av. Raul Lopes) - Teresina/PI - a partir das 12h

FESTA DE PREMIAÇÃO: Iate Clube Teresina (Av.. Alameda Parnaíba, 444 - Teresina/PI
Horário: 21h30

 
O Rally Cerapió 2016 é uma realização da Radical Produções e tem o apoio da Audax Bikes, Michelin, Honda e Can-Am além de contar com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, Governo do Estado do Piauí e Prefeitura Municipal de Teresina. A competição também conta com a colaboração do Sebrae, Shopping Iguatemi Fortaleza e prefeituras de Maranguape, Iguatu, Quixadá e Picos. A Revista da Moto! e a revista Speedway são parceiros na divulgação do evento; ADI, Óptica Jockey e Instituto Saber e Ler são parceiros sociais.


 
VIPCOMM
Assessoria de Imprensa Rally Cerapió

Jornalistas responsáveis: Ricardo Ribeiro/Rafael Giuvanusi
Tel: (11) 3893-1010 | (11) 98390-5781
E-mail: rafael.giuvanusi@vipcomm.com.br
Sala de imprensa: www.vipcommnews.com/category/rallycerapio

Notícias mais recentes

14/11/2018
Presidente da CBM, Firmo Alves, confirma participação na Moto Turismo do Rally Piocerá 2019
02/11/2018
Cearense de Rally Team vem com 13 veículos para o Rally Piocerá 2019
26/10/2018
Prova de bikes do Rally Piocerá desafia atletas de diversas categorias
23/10/2018
Participantes de 21 estados mais o Distrito Federal já estão confirmados no Rally Piocerá 2019
10/10/2018
Começa o levantamento dos trechos do Rally Piocerá 2019