Lençóis Maranhenses, Tutóia, Delta do Parnaíba, Viçosa, Meruoca e Jericoacoara. Roteiro turístico? Não, mas bem que poderia ser. Esse foi o percurso que os atletas da prova de Bike do maior rally de regularidade da América Latina, Piocerá 2011, percorreram, em quatro dias de muita aventura e belos cenários entre os estados do Piauí, Maranhão e Ceará, de 25 até esta sexta-feira (28).

Logo no 1º dia, os bikers largaram de Boa Vista, zona rural de Teresina, capital do Piauí, conhecida como cidade do Sol e da Luz, e seguiram rumo a União - PI, passando por um grande canavial que forma um grande labirinto verde. Boa parte da trilha seguia margeando o Rio Parnaíba, o segundo maior rio do Nordeste. Nesta etapa a caravana do rally fez pernoite em Barreirinhas - MA,município conhecido por ser a "porta de entrada" da região turística conhecida como Lençóis Maranhenses, que consiste em uma vasta área de altas dunas de areias muito brancas e de lagos e lagoas, também conhecido como Deserto brasileiro. Para chegar até lá, os atletas e suas equipes de apoio fizeram um deslocamento de 487 km, onde tiveram que embarca em uma balsa, no município de Miguel Alves, para atravessar o Rio Parnaíba, divisa entre o Piauí e Maranhão.

           O 2º dia foi um espetáculo à parte. Os atletas embarcaram com suas bikes em uma viagem de barco pelo Rio Preguiças, navegando por 30 km, contemplando uma paisagem de verde exuberante às margens do rio, com destino à Praia do Caburé, banhada pelo Preguiças e de costas para o oceano,  um lugarmístico, com luz movida a gerador. Um delicioso refúgio onde se pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. Um vilarejo de pescadores com casinhas simples recobertas por palha de buriti, vegetação típica da região. Para quem visita, muitas outras delícias, como camarões gigantes e peixe fresco pescado na hora.

            O Caburé foi o local de largada da 2ª etapa da competição, onde os atletas seguiram pelos Pequenos Lençóis, correndo por dunas e passando por pequenas lagoas de águas cristalinas, que forma verdadeiros oásis. O local de chegada foi Tutóia, já no Maranhão, localizada na microregião do Baixo Parnaíba, composta por praias, mangues, dunas, lagos e rios. O pernoite dessa etapa aconteceu em Parnaíba no litoral piauiense, uma charmosa cidade,  que além das belezas naturais,  apresenta, principalmente nas proximidades do Porto das Barcas, inúmeros imóveis históricos de belíssima arquitetura.   

            Na etapa seguinte, os bikers partiram de Cocal - PI, passando pela serra do Santo Hilário, um local de clima ameno, onde pode se sentir o contato com a natureza. O destino final foi a Igreja do Céu, em Viçosa – CE. Ao chegar lá, o nome se justifica, a igreja fica a 800 metros acima do nível do mar, onde parece se estar mais perto do céu. Foi fundada pelos padres jesuítas em 1.700, e é uma das irgrejas cearenses mais antigas. A vista da cidade é privilegia, encravada no meio da Serra de Ibiapina o município possuiu belas hortências, que dão um ar ainda mais charmoso. A igreja possui ainda uma escadaria de mais de 300 degraus, um desafio de tirar o fôlego. Em 2002, foi tombada como Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

            A quarta e última etapa reservou ainda mais belezas naturais. Os bikers largaram da cidade de Senador Sá, ainda no Ceará.. O acesso é por uma estradinha de asfalto de curvas sinuosas, que corta a Serra da Meruoca, onde o visual é deslumbrante. O destino final dos aventureiros foi Jijoca de Jericoacoara, município cearense que abriga belas praias, inclusive a praia de Jeriocoacora, que foi eleita a mais bela do Brasil e uma das 10 mais belas do mundo pelo The Washington Post. A festa de premiaçao dos campeãos será neste sábado (29), no Hotel Hippopotamus, ainda em Jeri.

Larissa Cavalcante

Aldeia Com. 

Notícias mais recentes

22/05/2020
É hoje o lançamento oficial da 34ª edição do Rally Piocerá.
01/02/2020
Confira quem são os campeões nos carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2020
01/02/2020
Rally Cerapió define campeões das motos na 33ª edição da competição
01/02/2020
Conheça os campeões da prova de bikes do Rally Cerapió 2020
30/01/2020
Rally Cerapió 2020 tem distribuição de livros com o projeto Bibliotecarro